segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Injeção de ânimo

Bom dia pessoal, tudo bom?

Para animar a segunda-feira, dêem uma olhada neste curta metragem feito pelas alunas de jornalismo da Universidade Católica de Santos, Ana Cláudia Kabbach, Beatriz Dias e Marcela Martins, sobre as Sereias da Vila. Parabéns, o resultado ficou ótimo!



Tópicos abordados no filme - e minhas opiniões em seguida:


 "Quando eu era criança sempre jogava com os moleques"- Tem que haver muita paixão para encher o peito de coragem e falar com convicção "eu vou ser jogadora de futebol". E tem que ter mais paixão para seguir este sonho até o fim a provar para todos os que riram de você, que com luta e apoio de quem importa, qualquer sonho é possível.






"Falta muito né, pra chegar perto do masculino. Falta patrocínio, falta incentivo.Muitas pessoas acham que futebol só é pra homem, não é né. A estrutura de CTs, de fisioterapia, de academia. Em relação à calendário de competição ainda existe muita diferença entre o feminino e o masculino" - Por mais que a situação do CT das Sereias da Vila seja vista como melhor do que a de outros clubes inclusive do exterior, ela ainda não se compara aos padrões do masculino. O time de futebol feminino do Santos F.C. é o melhor das Américas (bi-campeão da Libertadores). O mínimo é que este time tivesse as mesmas condições de trabalho dos times que estão na Série A do Brasileirão. Não sei se tem ou não, só sei que não temos que ver esta boa situação do CT do Santos com ar de alívio, mas sim com ar de "não fez mais que a obrigação" e continuar lutando para a melhoria nos outros clubes.






 "É um país muito preconceituoso neste sentido, você vê nos Estados Unidos o futebol é para mulher" - Nos Estados Unidos, menina joga bola desde cedo. Aqui no Brasil, como era de se esperar, as meninas que gostam de jogar futebol têm que se virar para jogar no time dos meninos, e caso a garota não tenha uma habilidade natural a ponto de surpreendê-los, elas ficarão sempre nas "de fora" das peladas. Menino nenhum quer mulher "afundando" o seu time. Nas escolas a divisão já ocorre naturalmente: Meninas vão jogar queimado enquanto os meninos vão pro futebol. Este cenário tem que mudar. Temos que ter incentivo ao futebol feminino nas escolas desde o maternal se possível. Se seu amigo tiver uma filha, dê a ela uma bola de futebol!






"Hoje em dia a gente ja ta transformando isso. as meninas se cuidando mais daparência, bem menina mesmo" - Se antes as jogadoras de futebol buscavam fazer gestos rudes e se assimilar ao maximo com os homens, talvez buscando maior aceitação, hoje elas já são bem mais vaidosas, o que dá um charme muito maior para modalidade. Mas cuidado: Ser vaidosa é uma coisa e ser fresca é outra completamente diferente.






"Eles têm um corpo diferente, são mais fortes,

mais rápidos". - Existe diferença sim entre o futebol jogado por homens e o futebol jogado por mulheres. Ninguém é louco de achar que a mulher bem condicionada fisicamente vai correr tão rápido quanto o homem, vai ter tanta força quanto o homem. E é por isso que deve ser feita uma revolução no modo de se jogar futebol feminino. Novas regras devem ser feitas. No vôlei a rede não é mais baixa paras meninas? No tênis, a partida nao é definida em menos sets (melhor de três)? Por que o campo de futebol feminino não pode ser menor do que o masculino? Por que o tempo de jogo não é menor? Acho todas estas possibilidades válidas.



Um comentário:

  1. Mas uma vez esse blog tá de parabens em abordar uma questão que é tabu para as boleiras que são as adaptações do futebol masculino para o feminino. Campo acho inviável, mas o tempo de jogo e as dimensões da baliza saltam aos olhos que precisam ser modificados.
    partidas com 120 minutos(caso de prorrogação) para mulheres É INSANO!!! E quanto a questão da baliza, por mais treinamento que exista é trave demais paragoleira de menos e aí não adianta procurar uma ex-jogadora de volei ou basquete para se colocar no gol, a trave de um futebol talvez a altura ideal seja 1,7 5m a 1,80m mesmo, erradas estão as dimensões da trave. Essa tem sido o ponto cego do futebol feminino ao meu ver. Se forem fazer uma pesquisa com os homens o que ela acha mais "bizarro" no FF são as goleiras com suas travez imensas(para elas) defenderem. Com certeza se houvesse essa correção o publico masculino olharia a modalidade com menos preconceito.
    Por falar em preconceito, tem que tambem fugir dos lugares comuns, que no final se torna um discusso coitadista e perigoso. Vamos lá, se usa o exemplo dos EUA, mas este é totalmente invalindo, EUA é uma excessão. Porque o Futebol(soccer para eles) se tornou um esporte essencialmente praticado por mulheres? Porque os demais esportes americanos(beisebol, hockey, footbal deles) são considerados extremamente brutos" para as meninas praticarem, então se criou a cultura do soccer entre as mulheres por lá. No mais Futebol , alguns lugares mais, outros menos, é visto ainda como "jogo de homem". Outro dia vi uma entrevista da Grings , ela comentando que começou a jogar no meio dos guris tambem, outro dia vi declarações de personalidades alemãs totalmente preconceituosas em relação ao FF em ocasião da copa do mundo. As gurias que pousaram para playboy alemã recentemente , falaram que foi surpresa para muitos acharem que tal beldades praticavam futebol, porque na visão de lá futebol feminino é praticado por mulheres masculinizadas.
    Enquanto o futebol feminino ainda tiver preso nesse discusso coitadista de "ninguem nos ama, ninguem nos quer , ninguem no apoia" sabe quando vamos ganhar ouro em mundial ou olimpiada? NUNCA!!!Tem que se acabar com essa de achar que lá fora as gurias estão indo treinar de carrão e as daqui estão indo a pé, sem dinheiro para o busão. Essa semana vi o especial Heroicas que passou na ESPN e lá conta o drama da Kely smith na sua luta contra o alcoolismo. Pois bem uma atleta já de elite como a Kelly smith não tinha dinheiro para pagar seu tratamento.
    É muito choro e pouca proposta de por exemplo mostrar um plano de negocio para o FF. Sabe onde está o verdadeiro drama? Está nas preparaçoes das seleções femininas do país que vão disputar olimpiada e copa treinando 15 dias na Granja e jogando contra sub-15 masculino do Vasco e do america, enquanto as rivais chegam afiadissimas paras mesmas competiçoes.
    Eu peço a todos os amantes do FF para substituir a palavra apoio pela palavra OPORTUNIDADE. O que a modalidade precisa é desta, de te-las para correr atrás , agora esperar que a curto e medio prazo comercialmente a modalidade seja viável vai ser muito complicado. não esquecendo de cobrar a CBF, essa sim tem que dá suporte, mas esperar que a sociedade apoie, ame vai vai demorar.

    ResponderExcluir